Quem nunca viu uma placa com os dizeres “Sorria, você está sendo filmado”, não sabe o que é se sentir seguro ou monitorado, literalmente. E é disso que a gente vai falar neste artigo: monitoramento. Desde que a segurança passou a ser um direito fundamental, quer seja para pessoas ou para bens materiais, é nítido o crescimento dessa forma de fazer segurança.

Nada pior do que estar fora da sua cidade, em uma viagem de lazer, por exemplo, e ser interrompido por pensamentos de preocupação. “Será que a casa está segura?” “Será que eu fechei o escritório?” “Vai estar tudo no lugar quando eu voltar?” “O que será que está acontecendo a essa hora da noite?” Ficar tranquilo ao sair para o trabalho ou para onde for, sabendo que sua empresa ou residência vão receber os devidos cuidados é o mínimo, afinal, sua saúde mental também merece uma trégua.

Através de modernas câmeras e avançados sensores de invasão, é possível ter à disposição um monitoramento 24 horas tanto da sua casa, quanto do seu estabelecimento. E tudo isso pode ser acompanhado diretamente de seu tablet ou celular. Simples e prático, não é mesmo? Mas você já pôs isso em prática?

Para um monitoramento eficiente os equipamentos são instalados em pontos específicos. As câmeras e sensores de invasão estão fixados no perímetro da sua casa ou empresa de forma que tudo seja vigiado por equipes que estarão de prontidão para agir em caso de invasão, incêndio ou emergência médica. Todo esse movimento preciso se dá em virtude da integração entre os equipamentos de detecção de possíveis invasões (sensores, alarmes, botões de pânico e sirenes) e o circuito interno de TV.  Além disso, você é informado imediatamente via internet, caso haja a necessidade de medidas mais urgentes.

A seguir você conhecerá o funcionamento desses equipamentos, bem como os seus benefícios. Confira!

Como funcionam os sistemas de monitoramento?

Os sistemas de monitoramento captam imagem (e na maioria das vezes, sons) dos ambientes e enviam as informações para um software analítico, que interpreta os dados em busca de ocorrências suspeitas. O sistema acusa as mais diversas situações, como: aglomeração de pessoas, invasão, circulação repentina no ambiente, abandono de objetos sinistros e dezenas de outros comportamentos fora do habitual.

No momento em que isso acontece, o software emite um alerta para a equipe de monitoramento, que começa a acompanhar a ocorrência em tempo real. Assim, irá avaliar qual ação deve ser tomada. Essa otimização é fundamental para que os profissionais envolvidos na segurança possam ter tempo hábil para tomar a decisão mais adequada e inibir a ocorrência.

Esse sistema possui inúmeras vantagens, sendo:

  • Maior rapidez das equipes de segurança para agir diante as situações;
  • Diminuição na dependência da ação humana e, por consequência, redução de custos;
  • Prevenção de perdas, sejam elas quais forem;
  • Ganho de eficiência.

As facilidades do monitoramento remoto

A central de monitoramento é a peça chave para o sucesso de uma ocorrência suspeita. Lá estão as equipes que monitoram os ambientes dos clientes de forma eficaz, otimizada e inteligente. Isso permite observar os eventos detectados pelo software interno. Normalmente, cada operador é responsável por monitorar um conjunto de plantas ou parte delas, e atuam em regime de troca de turnos, para que a gestão de eventos possa acontecer 24h por 7 dias da semana.

Você sabia que há uma grande diferença entre monitorar imagens e monitorar eventos? Pois é. É que no primeiro caso é comum haver sistemas sem inteligência monitorando os ambientes e que não possuem sensores ou analíticos de vídeo. Isso gera a necessidade de observação constante das telas de monitoramento em busca de qualquer situação fora da conformidade, o que torna a atividade dos operadores cansativa e até mesmo improdutiva.

Com a análise de vídeo inteligente o foco fica concentrado na detecção de eventos. Desse modo, o operador olha para imagem quando uma ocorrência acontece, ao invés da observação ininterrupta e cansativa. É somente quando o alerta é gerado na central que os operadores entram em ação para analisar a imagem.

Para cada ocorrência, uma tomada de ação

Pronto, a ocorrência foi identificada. E agora? É preciso solucionar, certo? Por isso, para garantir a proteção completa de um local ou das pessoas, o ideal é tratar as situações necessárias após observar sua ocorrência. Para que isso ocorra, a empresa deve montar, juntamente ao cliente, um plano de ações a ser tomadas após a identificação de cada evento específico.

Nós já falamos aqui no blog sobre as funcionalidades do armazenamento em nuvem que serve para armazenar as imagens dos eventos do cliente. As imagens ficam disponíveis no servidor da empresa de monitoramento por um determinado período e podem ser recuperadas para análises necessárias.

Equipamentos de CFTV

Os serviços de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos do circuito de vídeo são fundamentais. Eles são capazes de identificar automaticamente se um dos aparelhos ficar fora do ar e imediatamente gerar um alerta para a equipe técnica.

Dessa forma, a manutenção das câmeras e sensores garante o funcionamento otimizado de todo o circuito e evita imprevistos e surpresas. Imagine, por exemplo, buscar uma imagem específica no banco de dados e descobrir que ela não existe, pois uma das câmeras apresentou falha técnica no momento que precisava estar gravando. Ao evitar problemas como esse, o monitoramento por vídeo é mantido em sua máxima eficácia, proporcionando o tratamento proativo de todos os eventos. Não corra riscos e não deixe a preocupação fazer parte da sua rotina. Entre em contato conosco e encontre o serviço ideal para as suas necessidades.